reservas unidades
didge
Joinville
compartilhe

CATEGORIAS
Todos (22)
Receitas (0)
Vida saudável (0)
Cultura (18)
Gastronomia (4)



welcome

BLOG

Quem foi Ned Kelly?

Cultura
Quem foi Ned Kelly?
26 AGO 2019

Na Austrália do século XIX, sempre que acontecia algum delito, a polícia culpava irlandeses ou descendentes, pobres e sem instrução, nascidos na zona rural. Edward “Ned” Kelly era uma dessas pessoas. Nascido em Beveridge, um covil que abrigava ladrões, se tornou um assim como seu pai, avô e tio.


Ele foi preso por assalto e roubo, repetindo a sina de todos os seus irmãos. Começou roubando cavalos e, a partir de 1878, após a supostamente injusta prisão de sua mãe, passou a ficar mais ousado. Foram oferecidas 100 libras pela sua cabeça e, após um dos confrontos com a lei, ele matou três policiais numa fuga, o que quintuplicou o prêmio para quem o capturasse ou matasse. Nos anos seguintes, o valor atingiu 2000 libras. O objetivo dos roubos de Ned, segundo a lenda, era sempre ajudar os mais pobres.


Mas ele não se intimidou e respondeu na mesma moeda: passou a oferecer prêmios pelas cabeças dos chefes da polícia local. Ele e seus amigos realizaram assaltos grandiosos aos bancos em Euroa (1878) e Jerilderie (1879). O último confronto com seus perseguidores aconteceu em Glenrowan, em 28 de junho de 1880. Escondidos em um hotel com seus irmãos, improvisaram armaduras de ferro que lhes cobriam o peito e a cabeça. O tiroteio durou 12 horas e só acabou com a morte de todos os membros do bando, menos um: Ned Kelly, preso depois de levar 28 tiros nas pernas e enfrentar sozinho cerca de 50 agentes da polícia.


Ned foi enforcado em Melbourne em 11 de novembro daquele ano, apesar dos apelos de sua mãe e das 60.000 assinaturas contrárias à sua execução. Cortaram sua cabeça e enterraram seu corpo no pátio da prisão. Hoje, ninguém sabe do paradeiro desses restos mortais, o que aumenta ainda mais o fascínio da lenda de Ned Kelly.


Sua história deu origem a pelo menos seis filmes e dezenas de livros.


No Didge Steakhouse Pub, o Ned Kelly é homenageado com um drink em seu nome que, assim como o “herói” fora da lei, dá muito o que falar. O shot leva licor de morango, whisky e absinto, e você o bebe enquanto ainda pega fogo. Experiência muito legal para maiores de 18, corajosos e aventureiros.


#ned kelly #australia #libras #fora da lei #shot #whisky #absinto #licor #lenda #historia
QUAX - Sites & Sistemas